AQUI OS SONHOS NÃO TÊM LIMITES

vem conhecer o mundo na universidade mais internacional de portugal 

Quer saber qual o custo de vida em Coimbra? ou como pode encontrar alojamento em coimbra? Deixe seu e-mail para receber um documento com todas essas respostas.

ao deixar os seus dados está a aceitar os termos e condições da Universidade de Coimbra. Poderá ler a política de privacidade da UC aqui e a política de cookies da UC aqui .

10 universidades mais antigas e prestigiadas do mundo

8E5A8415
Reproduzir vídeo

sobre a universidade

5 stars

QS STARS RATING

1º LUGAR

UNIVERSIDADE MAIS SUSTENTÁVEL DE PORTUGAL E nº 1 em portugal na categoria SAÚDE E BEM-ESTAR

unesco

PATRIMÓNIO MUNDIAL

DESPORTO

uma das primeiras 40 universidades do mundo com certificação Healthy Campus da FISU

A Universidade de Coimbra (UC) é uma instituição portuguesa de ensino superior pública com mais de 700 anos de experiência em educação, formação e investigação. A primeira universidade portuguesa e a única no espaço lusófono durante vários séculos, a UC afirmou a sua posição ao longo dos anos através da conjugação única de tradição, contemporaneidade e inovação.

Em 2013 foi classificada pela UNESCO como Património da Humanidade pelo valor do seu património e pelo papel que teve na difusão mundial do saber e cultura em língua portuguesa. A UC é uma instituição de referência mundial que oferece ensino e investigação em quase todas as áreas de estudo e em todos os níveis de ensino. Participa em programas conjuntos com as melhores universidades do mundo. Alguns exemplos dessas parcerias de excelência são os programas Erasmus Mundus, MIT Portugal, CMU Portugal, Harvard-Portugal Clinical Scholars Research Training Program e UT Austin Portugal.

Faz parte do Centre for World University Rankings das 500 melhores universidades do mundo. É considerada pelo QS Stars University Ratings uma instituição de topo (cinco estrelas) e obteve a classificação de excelente em vários indicadores do U-Multirank, nas áreas de investigação, transferência do conhecimento e internacionalização. Nas áreas de Engenharia Civil, Direito, Ambiente, entre outras, a UC encontra-se entre as 200 melhores do mundo.

Em 2020, a UC foi considerada a melhor instituição em Portugal e a única no top 20 mundial (17.º lugar) no cumprimento do indicador Saúde e Bem-Estar, o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, de acordo com a segunda edição do ranking “The University Impact Rankings”, do Times Higher Education.

A UC constitui o Espaço Europeu de Ensino Superior, formado por 47 países, o que significa: ensino e pesquisa de qualidade ao nível dos melhores padrões europeus; inovação e rigor na formação, combinando tradição e contemporaneidade; reconhecimento mútuo de graus de ensino superior; oportunidades de mobilidade para estudos e estágios no âmbito do programa Erasmus; transparência (graus compreensíveis e comparáveis organizados numa estrutura de três ciclos); cooperação europeia na garantia da qualidade.

universidade de referência, património mundial

Coimbra, outrora capital do reino de Portugal, distingue-se pelo seu riquíssimo património histórico arquitetónico e também pelos espaços verdes, centros comerciais, modernas infraestruturas e equipamentos de apoio às artes e ao desporto.

universidade mais internacional de portugal

Ambiente cosmopolita, com estudantes de mais de 100 nacionalidades

cidade segura e moderna

cidade universitária segura, com bons transportes,várias opções de moradia e uma excelente rede pública de cuidados de saúde.

diploma internacional reconhecido

A UC constitui o Espaço Europeu de Ensino Superior, formado por 47 países, o que significa ensino e pesquisa de qualidade ao nível dos melhores padrões europeus.

prazos de candidatura

informações covid-19 portugal

bolsas de
mérito

bolsas de
mérito - graduados

perguntas frequentes

A Universidade de Coimbra é uma instituição pública. No entanto, como em muitos outros países, mesmo sendo uma instituição pública os estudos não são gratuitos e os alunos pagam mensalidades/anuidades para frequentar os cursos. 

Na Universidade de Coimbra os alunos portugueses ou nacionais de países da União Europeia têm parte de seus estudos subsidiados pelo Estado Português. Os alunos internacionais (nacionais de países de fora da União Europeia) não beneficiam destes subsídios; portanto pagam valores diferentes dos estudantes nacionais. 

O visto de estudante não contempla a autorização de trabalho remunerado. Para mais informações consulte esta página.

A Universidade de Coimbra recomenda firmemente que os estudantes tragam o visto correto para fins de estudos em Portugal, uma vez que a regra diz que não se pode mudar o tipo de visto com o qual se entrou por um outro diferente, nem é possível pedir um novo, a não ser no país de origem.

Pedimos que consultem a representação consular portuguesa da vossa área de residência logo que recebam a Carta de Aceite da UC para obtenção do visto correto.

Os cursos de licenciatura na Universidade de Coimbra são equivalentes ao bacharelado no Brasil. 

Este nível de estudos fornece aos alunos conhecimentos de base nas áreas científicas do curso e competências instrumentais e sistêmicas importantes para a sua empregabilidade imediata ou para o prosseguimento de estudos de nível superior, especificamente de mestrado (2.º ciclo).

Para conhecer os cursos de mestrado e doutorado da UC, acesse a página de pós-graduação deste site.

De acordo com o Regulamento Acadêmico da UC, um curso/ ciclo de estudos pode integrar um menor, que consiste num conjunto coerente de 30 ECTS opcionais numa área do conhecimento fora da área desse ciclo de estudos, permitindo ao estudante alargar as suas competências e preparação numa outra área de estudo.

O menor distingue-se do ramo porque este constitui uma especialização dentro da área de conhecimento do ciclo de estudos.

Um ciclo de estudos pode comportar ramos e menores.

No suplemento ao diploma é especificado o nome do grau obtido e do menor realizado.

Quando um ciclo de estudos aceite vários menores, qualquer um deles pode ser escolhido pelos estudantes desse ciclo de estudos.

Mesmo que um ciclo de estudos não integre menores, um estudante pode inscrever -se num menor oferecido pela UC desde que as unidades curriculares em que ele se inscreve não pertençam ao ciclo de estudos de origem.

Sim, o estudante com nacionalidade de um outro país e de um Estado da União Europeia (sem residência habitual nesse Estado) pode candidatar-se como estudante internacional.

  1. Por que a Universidade de Coimbra adotou o ENEM?

A partir de março de 2014, a UC passou a aceitar os resultados do ENEM no seu processo seletivo de graduação e, em 26 de maio do mesmo ano, formalizou a utilização desses resultados ao abrigo de um protocolo estabelecido com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasil). Ao abrigo desse protocolo o INEP faculta à UC o acesso à base de dados do ENEM para efeitos de validação de resultados dos candidatos ao processo selectivo da UC.

Esta opção faz com que os candidatos brasileiros não tenham que realizar novos exames para ingressar nos cursos da UC.

A UC analisa e seleciona os candidatos brasileiros a partir das notas obtidas no ENEM, de acordo com as notas exigidas para cada um dos cursos oferecidos

A UC aceita candidaturas de estudantes brasileiros que fizeram o ENEM nos últimos 5 anos e que tenham o diploma do Ensino Médio.

Mais informações sobre os pré-requisitos podem ser consultadas na página: http://www.uc.pt/brasil/graduacao/enem/pre-requisitos

testemunhos de estudantes

Captura de ecrã 2021-03-24, às 21.29.27
Reproduzir vídeo

Depoimentos de estudantes brasileiros que escolheram a Universidade de Coimbra.

como pode realizar a sua inscrição na uc?

Verifique o cronograma do processo seletivo 2021/2022

vê já o tutorial que criamos para facilitar a sua inscrição na universidade de coimbra

Captura de ecrã 2021-03-24, às 21.31.42
Reproduzir vídeo

© Universidade de Coimbra. All rights reserved. 2021